Tem livro dando sopa - Paralela Mente, por Natan

By | segunda-feira, julho 02, 2012 Leave a Comment

Boa noite, gente linda e sensual do Escolhendo Livros.

Como vão vocês? Bão ou nem? Eu to bem, obrigado. Muito bem, na verdade, e espero que vocês estejam tão bem quanto eu, haha. Como foi a semana? A minha foi correndo atrás de Seguro Desemprego e, olha, eu ainda estou por entender por que esse negócio é tão burocrático de se conseguir. Mas né, não tem jeito: tem que fazer se não quiser ficar pobre, e eu não quero.

Mas vamos falar de Cogumelo do Sol coisa boa? Hoje eu vim aqui compartilhar com vocês algo que meu digníssimo namorado me mostrou há algum tempo e eu fiquei de mostrar pra vocês, mas outros assuntos impediram. Trata-se de um projeto realizado por uma rede de postos de combustíveis. Sim. Nada a ver, né? É.




O Livro para Voar é um projeto realizado pela rede Ale de combustíveis e se trata de algo que é conhecido no exterior como bookcrossing (“travessia de livros”, em tradução livre) e consiste basicamente em deixar um livro num local público pra que outra pessoa o pegue, leia, deixe em outro lugar público pra que outra pessoa pegue, leia e continue o ciclo ad infinitum. Existem pontos de libertação para os livros e etiquetas que facilitam a identificação. É bem fácil participar e o site explica tudo muito bem explicadinho (e não preciso nem falar que o serviço é gratuito, né?). Parece-me que esta ideia não é muito difundida aqui no Brasil (ou estou enganado?). Pelo menos aqui na minha cidade, eu nunca vi nenhum livro dando sopa por aí em pontos de ônibus ou mesas de bar. Vocês já?

Não vou nem explicar demais porque no site do projeto existe uma seção que explica como funciona e como proceder com a libertação dos livros (bem como o que fazer para identificá-los e repassá-los e informações mais detalhadas sobre a ideia e tal), e o site é tão bem feito e caprichado que vale a pena conferir. Achei a iniciativa muito válida e o projeto, digno de compartilhamento, especialmente porque, sabemos, no Brasil não se cultiva muito o hábito de ler.

Então fica a dica do Natan: próxima vez que parar pra abastecer, dê uma olhadinha básica pra saber se não tem nenhum livro dando sopa pelo posto de gasolina. Sempre bom voltar pra casa com um pouco mais de cultura em mãos, né? Ou, melhor, no banco do passageiro. Isto é, se você estiver dirigindo sozinho. Ou, ainda, dentro do porta-luvas... Ah, sei lá.

Boa noite, pessoal! Até a próxima! 


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: