Capas de Livros Preferidas da Patrícia - Parte 1

By | quinta-feira, agosto 02, 2012 Leave a Comment

 Eu coleciono algumas coisas que ninguém nunca vai conseguir explicar - como embalagens de doces e adesivos de frutas (sério, aqueles que vêm grudados nas frutas. Pois é.)
Mas no meu computador eu tenho uma pasta lotada com imagens de capas de livros, e recentemente me passou pela cabeça que isso pode ser uma coleção mais fácil de compreender. Afinal, quem não gosta de capas de livros? Até gente que não gosta de ler provavelmente gosta de algumas...
 
 Em alguns países elas podem ser capas mais grossas, com papéis brilhantes (Alô, Estados Unidos!). Em outros elas são encadernados clássicos e com folhas cor creme, como livros de bibliotecas antigas, daquelas britânicas. Algumas das melhores editoras do mundo todo também produzem paralelamente capas finas e mais baratas em livros formato pocket - na minha opinião, um dos melhores formatos para um livro, já que não o transforma em um objeto de luxo e o torna muito mais acessível a todos os bolsos - eu poderia fazer agora toda uma Ode aos livros pocket aqui, mas não é por isso que eu devo.)

As capas que eu coleciono não são capas de livros que eu necessariamente li (muitos eu li e adoro, mas alguns eu sequer pretendo ler), porque eu ainda acredito que para ler um livro você deve se interessar pela história e não só pela capa (pelo menos comigo... alguém ai já comprou um livro pela capa e foi bem sucedido? se foi, conte sua história de sucesso nos comentários. prosseguindo). Mas há algo sobre capas que, esteticamente, resume toda a paixão por livros que existe no mundo: quando você pensa no mundo da leitura e em como você ama livrarias e bibliotecas, lá estão elas, juntamente com os livros empilhados até o teto: Mágicas e lindas (cá entre nós, algumas nem tanto) e muito mais importantes do que muitos dão crédito (vide algumas capas depressivas que existem, mas vamos ao assunto)

(Algumas das) Capas de Livros Preferidas da Patrícia:
(Devido ao grande número de imagens talvez algumas não carreguem de primeira, caso isso aconteça aí, aperte F5)

















Se este post fizer você pensar sobre as SUAS capas preferidas e você quiser compartilhar elas com a gente nos comentários, nós vamos adorar.

E aproveitando que o assunto é capa, essa semana a rede social de livros brasileira, o Skoob, resolveu promover o Book no Facebook: um evento onde você troca a sua foto do facebook pela capa de um dos seus livros preferidos.
Mas vale lembrar que nesse caso a capa que você escolhe é realmente por causa da história ;)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: