Patrícia responde - Opinião sobre o Kindle vendido no Brasil.

By | quinta-feira, janeiro 17, 2013 6 comments



Eu ganhei meu Kindle de natal/aniversário, e passado o desespero (alguém devia ter me filmado abrindo o pacote, remixado e mandado pro youtube pra competir com o garoto do nintendo sixty-four ), eu me sinto um pouco apta a falar sobre ele, de uma maneira obviamente leiga (eu não sei abrir o Kindle, desmontá-lo e pôr as peças de volta e, amigos, eu não vou me desculpar por isso), o Trinta achou que seria uma ideia interessante eu escrever um pouco sobre as minhas experiências com o Kindle e responder algumas perguntas básicas (que eu gostaria de ter perguntado para alguém quando eu estava na dúvida... e não achei ninguém para perguntar.)

Então, primeiramente...

  • Há muitas informações sobre o Kindle disponíveis no site do Ponto Frio e da Amazon Brasil , em Especificações Técnicas. Eu irei me concentrar em escrever mais sobre as informações que os sites não possuem.
  • Sobre a utilização do Kindle com rede sem fio, eu não posso dar minha opinião, porque eu utilizo meu Kindle 100% via usb (Provavelmente, eu sou um caso raro). Estou aqui pra provar que é possível utilizar seu Kindle sem fazê-lo entrar na internet.
  • Também não posso informar se é um aparelho com boa durabilidade, se sobrevive à quedas ou se estraga fácil, porque eu não tive tempo com ele o suficiente para viver tantas catástrofes, então minha resposta padrão pra essas dúvidas com relação a durabilidade é: provavelmente vai quebrar, não faça isso.

O Escolhendo Livros apresenta:
Patrícia responde - Opinião sobre o Kindle vendido no Brasil.
Perguntas e Respostas:

É possível colocar ebooks do computador no Kindle? Sim, utilizando um cabo usb que vem junto. Você simplesmente copia e cola os arquivos de ebook em uma pasta chamada documents, acessível pelo Meu computador.

Como eu carrego o meu Kindle? Com o mesmo cabo usb.  Para carregar coloque o cabo usb ligado no Kindle e no pc,  remova o hardware com segurança e deixe ele lá carregando.

A bateria do Kindle dura bastante? Eu ganhei meu Kindle no natal e a bateria até agora nunca acabou, só diminuiu um pouquinho. Se você for como eu, você acaba carregando sempre que for pôr algum livro via usb (lembre-se de remover o hardware com segurança, porque só aí começa a carregar). A bateria dura mais se você, assim como eu, não utilizar a rede sem fio do Kindle.

O Kindle é leve? Como é a tela? Sim, é muito leve, e sim, é verdade que a tela parece um papel, e eu achei maravilhoso para ler. Você pode aumentar a letra, modificar a fonte, inverter a tela... não é uma tela iluminada (o que significa que você vai precisar de um abajur para ler no escuro).

É bom desligar o Kindle? Como se desliga o Kindle? Quando terminar de ler o livro você irá pressionar um botão na parte inferior do Kindle, e uma tela "capa" com motivos artísticos irá aparecer (as imagens variam). Ela também aparece se você não mexer no Kindle por um tempo. De acordo com a internet, esse é o método ideal para você deixar seu Kindle, porque para desligá-lo completamente (pressionando o mesmo botão, só que por volta de 7 segundos) e ligar novamente você gasta mais bateria do que simplesmente deixando-o com a "capa".

O Kindle tem tela touch? Não, você utiliza botões que o Kindle possui na lateral (em ambos os lados, para destros e canhotos) e os botões centrais, que são fáceis de entender (há um tutorial quando você inicia o Kindle ensinando as funções dos botões). Na minha opinião é melhor que não seja touch, muita tecnologia touch acaba sendo falha e a última coisa que você quer durante a leitura de um livro é problema pra virar páginas, e eu pessoalmente acho botões mais confiáveis (mas isso pode ser só eu).

O Kindle tem cores? Não, todos os livros são branco e preto.

O Kindle lê formato pdf? Sim, mas ler um livro em pdf somente é possível se você for em Alterar o tamanho de fonte nas configurações e modificar a rotação da tela para utilizar o Kindle na horizontal, algo que é bem fácil de fazer. Sempre que for ler um livro em pdf mude a rotação para horizontal porque na vertical a letra do pdf fica muito pequena e praticamente ilegível.

É necessário ter rede sem fio para utilizar o Kindle? Não, você pode utilizar o Kindle sem nunca usar a internet, apenas colocando os livros via usb. Mas se você tiver uma rede sem fio, você pode acessar sua conta da Amazon pelo Kindle e comprar livros por lá.

É confiável comprar o aparelho online no Ponto Frio? Comigo foi uma compra 100% recomendável, eu nunca tinha comprado no Ponto Frio antes e eu paguei usando um boleto bancário (ha me julguem). A entrega foi rápida e veio muito bem embalado.

É fácil achar capinhas para o Kindle? No Brasil, é mais fácil achar uma capinha para você mesmo do que para o Kindle. Se você conhece algum lugar que venda capinhas para o Kindle brasileiro (165,75 mm x 114,5 mm x 8,7 mm) por um preço que seja inferior ao do próprio Kindle (porque eu já vi capinhas por 299 reais, mas eu obviamente desconsiderei a existência delas), por favor avise nos comentários. No momento eu estou utilizando uma capinha para Tablet que protege meu Kindle mas é muito grande pra ele.

Perguntas Subjetivas (Basicamente, a elaboração de um bocado de "eu achos" da minha parte)

Preços:

O preço é salgado... dependendo do que você está usando como comparação.
Atualmente o Kindle vendido pela Amazon Brasileira  (através do site do Ponto Frio e da loja física da Livraria da Vila) custa R$299 reais. Quando me perguntam se ele é caro, eu penso que ele é, sim, se comparado com o preço do mesmo Kindle na Amazon americana. É caro, e é uma versão simples. Eu acredito que futuramente o preço será mais baixo, e novas versões do Kindle serão vendidas aqui também (Isso é só uma especulação - não há confirmações).

Porém, se você for como eu, que queria muito um leitor digital simples cuja finalidade é voltada para livros e não um mini-computador como um Ipad ou um Android ou um Kindle Fire, e que provavelmente não iria comprar um aparelho importado da Amazon (não acho que seja difícil comprar, mas não sei informar sobre as tarifas alfandegarias, se alguém souber por favor informe sua experiência nos comentários), o preço pode soar acessível para a sua situação especificamente, como foi o meu caso. Eu certamente não compraria impulsivamente um aparelho de 600 reais que eu nunca usei antes, por mais que eu ame livros e quisesse um leitor digital desesperadamente. Mas eu pude comprar o Kindle, e ele cumpre o objetivo dele maravilhosamente bem. Você também tem a opção de comprar um Kobo pela Livraria Cultura (Muitas pessoas o consideram superior ao Kindle - vale a pena pesquisar, eu pessoalmente não sei nada sobre os Kobos.)

"Eu compraria o Kindle, mas os preços dos ebooks brasileiros são absurdos!! Não é vantagem por causa dos preços dos ebooks."

Citando um dos meus livros preferidos aqui da forma mais discreta que eu encontrei, minha resposta para essa pergunta é, basicamente:

-Podemos achar tudo isso em Londres? - perguntou-se Harry em voz alta.
-Se você souber aonde ir
- respondeu Hagrid.

Imaginem-me piscando agora.

Mas falando sério,

É verdade que o preço dos ebooks quase corta completamente a finalidade dos leitores digitais, que não é apenas praticidade mas também é como um investimento: depois de comprar um leitor digital, teoricamente, o seu gasto com livros deveria diminuir e fazer você poder comprar muito mais livros pelo mesmo valor que gastaria antes. Na prática, isso provavelmente ainda não acontece.
Felizmente, não há apenas uma forma de adquirir livros em formato Kindle (.mobi). Se você sabe inglês, adquirir um Kindle é uma boa idéia: além de poder comprar ebooks na Amazon americana por preços mais baixos, você poderá achar no torrent uma biblioteca infinita de títulos em inglês. O mesmo já acontece em português, porém ainda em menor escala.
  
Então

Eu honestamente amo meu Kindle e quero chorar de emoção toda vez que o uso, mas você tem de levar em consideração algo que eu não vou tentar esconder: Eu sou facilmente impressionável com aparelhos, e não é à toa: eu não possuo smartphones, eu nunca tive um leitor digital, meu celular não entra na internet e a coisa mais próxima de um produto da Apple que eu já tive foi...nada. Ponham em perspectiva.
Se você for uma pessoa que vive como o Stephen Fry em Gadget Man talvez você não ache o Kindle tão excepcional quanto eu acho, mas para mim a combinação de acessibilidade (livros em torrents, dos mais variados títulos), conforto para ler, poder experimentar ler livros que você jamais leria se tivesse que pagar 55 reais por cada um deles, experimentar novos tipos de leituras e a facilidade para achar citações e marcações... Você não vai me pegar fazendo a egípcia toda blasè com relação aos leitores digitais tão cedo. Resumindo: recomendo muito, mas não me responsabilizo.



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

6 comentários:

  1. Comprei a minha no site Elo7 com a vendedora Design Bakana. Os preços variam de acordo com o tecido. Na época a minha custou por volta de 50 reais. Não achei cara porque são de qualidade.
    http://www.elo7.com.br/capa-kindle-ou-kobo-snoopy-pop/dp/3F00C0

    ResponderExcluir
  2. Como faço para voltar a tela inicial, aquela que escolhemos o idioma para ler o Guia do Utilizador Kindle. Preciso mudar para o português, pois sem querer esbarrei no espanhol. Grata

    ResponderExcluir
  3. Não sei se vc já comprou sua capinha para o Kindle, eu comprei a minha pelo Ali Express saiu R$17,00, preta simples, imita couro e encaixa certinho, adorei.. pq realmente um absurdo a capinha ser quase ou mais cara que o próprio dispositivo.
    Bjs! Gisele

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei a minha numa lojista de capinhas de celulares, bem bacana acolchoada para proteger a tela e por 20 reais

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu comprei a minha numa lojista de capinhas de celulares, bem bacana acolchoada para proteger a tela e por 20 reais

    ResponderExcluir