Como criar um Clube do Livro bem-sucedido

By | segunda-feira, maio 06, 2013 16 comments
Junte os amigos em um clube do livro organizado e divertido

Se existe uma fórmula divertida de estimular a leitura essa seria a ideia de manter um clube do livro entre amigos. Mas sejamos sinceros: Quantas vezes já tentamos chamar uma galerinha, escolhemos um livro de comum acordo entre todos, marcamos uma data acessível e... Bem, todo mundo  perdeu a vontade/se esqueceu/não começou a ler nem as primeiras páginas antes do fim do prazo? Não, isso não aconteceu só com você; TODO mundo que já teve vontade de ter o seu grupinho literário já teve um clube do livro fail... Problema do passado, queridos. Pois agora, o Escolhendo Livros decidiu ajudar você com uma série de dicas e um esquema super bacana para trazer o crítico literário dentro de você finalmente à tona!

Antes de mais nada, vamos deixar bem claro que, apesar do nosso esforço e dedicação para ajudá-lo nessa empreitada fazendo este post super especial, devemos lembrá-lo que tudo depende da sua vontade e, principalmente, do comprometimento de todos os envolvidos neste projeto. É difícil assimilar porque todos nós sabemos que isso não é exatamente algo que pode ser empurrado garganta abaixo nas pessoas, mas a dura verdade é que um Clube do Livro bom é um Clube do Livro em que todos querem participar. Nunca tente "obrigar" ninguém a fazer parte dele, pois tudo que você conseguirá é destruir a vontade de todas as outras pessoas que realmente queriam participar desde o começo (e tudo isso porque uma pessoa não quis levar a sério a dinâmica). Essa, sinceramente, é a regra básica e inicial que colocaremos nesse guia e, se você sente que absorveu a ideia, vamos começar o nosso esquema:

Clube do Livro: Um passo-a-passo detalhado e honesto

1) Convide de 4 a 6 (estourando!) amigos seus que gostem de leitura. Tente seguir com esta quantidade por uma questão de organização e viabilidade na hora de marcar as datas dos encontros - Afinal, quanto mais gente, mais complicado será encontrar um dia em que todos poderão participar. Se você quiser convidar alguém que não tenha o hábito de ler não tem problema; só lembre-se que é melhor a maioria do grupo ser composta de leitores um pouco mais experientes para que todos possam estimular o leitor iniciante.

2) Crie um sistema para quem escolherá o livro do mês (nomearei está pessoa de "Leitor", para ficar um pouco mais didático). Uma ideia interessante é escolherem o primeiro Leitor através de um sorteio justo e, a cada final de encontro, o primeiro escolhido deverá indicar o próximo a escolher, criando assim uma dinâmica de "passa ou repassa" bem divertida. Caso acredite que isso seja injusto com alguns participantes (vai que o seu grupo tenha uma ovelha negra que ninguém queira indicar, não vamos brincar de bonzinhos que a gente sabe que sempre tem um), faça o primeiro sorteio de forma que crie uma sequência inteira dos próximos meses, assim todos terão uma vez. No entanto, lembre-se que é sempre divertido inovar nesse sistema, afinal, quanto mais livre e empolgante ele for, mais as pessoas vão querer manter o clube. Separar os meses em gêneros diferentes de livros (para que cada um dos integrantes do grupo escolha qual o gênero que mais sinta afinidade para ser o Mestre) ou fazer uma votação para o Leitor da vez são apenas algumas sugestões que você pode usar para criar o seu próprio sistema.

3) Com o Leitor escolhido, preocupe-se com as regras das escolhas. O ideal é o grupo iniciar com um tema livre, pois já começar com algum gênero específico poderá ser uma complicação desnecessária na hora de cativar todo mundo em um primeiro momento. Caso queira separar os encontros através de temas, deixe isso para depois de pelo menos três encontros. No entanto, para que este Leitor escolha o livro pela primeira vez, é interessante recomendar a ele que o livro seja:
  •  não muito longo (Começar com um A Viagem de Théo e suas 632 páginas vai ser um desestímulo para leitores de primeira viagem);
  • de um gênero que o Leitor imagine que irá ser apelativo para todos. Lembre-se que um primeiro encontro bem-sucedido é a chave para uma boa continuidade. Depois disso o clube poderá liberar o uso de temas específicos e livros mais desafiadores, mas ainda de forma gradativa - Sejamos pacientes.

4) Monte um grupo secreto no facebook só para o Clube do Livro. Não, não vem olhando com essa cara de descrença para essa ideia não. A verdade é que utilizar da rede social para criar um vínculo entre os amigos será essencial para manter o espírito de unidade entre todos. Faça um post com as regras, crie um evento interno com a data do próximo encontro e, principalmente, estimule todos a deixarem trechos do livro que acharam interessantes, enigmáticos ou bonitos ao decorrer da leitura. Seja em posts separados por cada um ou em um post único para todos colocarem o seu trecho nos comentários. Essa é uma forma muito boa para manter o grupo ativo e envolver a todos numa espécie de checklist de leitura hibrido e interpessoal. Caso algum integrante do grupo não seja  fã de facebook, crie um blog do clube, um grupo de email ou pelo menos liguem um para os outros periodicamente para manter contato com os membros do grupo. Não perca contato! Sempre mantenha isso na cabeça.

5) Que tal clube de livros misturado com um clube de culinária? Okay, essa é só uma recomendação, mas por que não organizar o grupo para que cada um leve um prato diferente na reunião da vez? Livros combinam com comida. Just saying...

6) Na hora da reunião, deixe o Leitor apresentar o livro.  Ele provavelmente o escolheu por ter uma ânsia de falar e discutir a obra. Logo, uma breve introdução dos motivos de sua escolha e sua visão geral do livro é uma boa forma de aquecer a todos. A partir daí, a reunião pode ser conduzida de duas formas:
  • Faça uma ordem para cada um falar suas impressões, dizendo o que gostou e o que não gostou. Provavelmente a conversa irá seguir em frente sozinha a partir daí, e caso você goste de um pouco mais de liberdade, essa é a alternativa mais condizente para quem aprecia grandes supresas e calorosas discussões.
  • Faça o Leitor criar uma pequena série de perguntas iniciais antes da reunião. Esta será a ata do encontro e o direcionamento da discussão deverá ser conduzido  pelo Leitor. E policiado! Vai por mim, tem cada livro digno de fight que não vou nem entrar em detalhes...
7) Divirta-se! A partir daí é só seguir a discussão e levar os encontros pra frente seguindo todos os passos arrumados aqui. No entanto, para ajudar vocês ainda mais, preparei um pequeno modelo de planejamento de clube do livro especialmente para os nossos leitores que tiveram o saco de chegar até o fim deste post (haha). Ele os ajudará a organizar as datas dos encontros, os livros e as perguntas do Leitor da vez e até os pratos que cada um levará (Pois é, eu vou levar essa coisa de clube de livro/clube de culinária até o fim!).

Você pode baixar o Planejamento de Clube do Livro do Escolhendo Livros clicando aqui. 

Gostou do post? Tem mais dicas? Compartilhe aqui no site para deixar esse guia ainda mais completo!



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

16 comentários:

  1. Adorei as dicas! Vou começar um clube do livro este final de semana ea página de vcs esta sendo muito util! :)
    Estou animada e espero que seja um sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Leila! Não deixe de dar uma olhadinha na nossa sessão "Escolhidos" para ter uma ideia de livros pra começar! ;)

    ResponderExcluir
  3. adorei as dicas, estamos tentando formar um grupo, se conseguirmos mandarei fotos para vocês! rsss ha.... estou tentando abrir o modelo mas não consigo. Podem mandar por e-mail para mim??? atinandolivros@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. OLá, amei as dicas vou usa-las para formar um clube de leitura da Bíblia Sagrada. obrogada

    ResponderExcluir
  5. Olá! Esse, sem duvidas, foi o melhor passo a passo que já li sobre clube de leitura. Contudo, não consegui acessar o link na descrição :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luis! Fico feliz que tenha gostado da postagem!

      Caso não esteja conseguindo baixar no link do 4shared, você pode me deixar o email aqui que eu te mandarei o arquivo por ele!

      Grato.

      Excluir
  6. ola o diretor da minha escola me pediu que eu montasse um clube do livro , e eu tive uma ideia para chamar pessoas , pois eu nao conheço muitas pessoas na escola . a ideia e o seguinte fiz um poster escrito clube do livro para entrar no clube insira os dados nome turma turno para colar na escola e pra todos q quiserem entrar e quando marcamos o dia para se encontrar colocamos outro poste como comunicar com o pessoal . oque voce achou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é ótima, Raisa! Não deixe de postar aqui se o clube foi pra frente mesmo,viu?

      Um beijo!

      Excluir
  7. Olá!! Não consegui abrir a planilha. Será que podem me enviá -la por email?
    Email: cris_lucas25@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!! Não consegui abrir a planilha. Será que podem me enviá -la por email?
    Email: cris_lucas25@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, também não consegui baixar. Gostaria de receber por e-mail também.
    kaciane_mch@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Olá Rafael! Estou bastante entusiasmada com a ideia de formar O Clube do Livro, no entanto não consegui baixar a planilha. Gostaria de receber por e-mail também.
    michelle_s_ribeiro@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito, só não consegui baixar o arquivo. Você pode mandar no meu e-mail?
    thiago_skt_minas@outlook.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Eu amei as dicas foram muito uteis, estou a procura de inspirações pois vou realizar o primeiro evento do meu blog e confesso está nervosíssima!

    www.vocenaopodedeixardeler.blogspot.com

    ResponderExcluir