O Segredo do Meu Marido - Liane Moriarty, por Trinta.

By | quarta-feira, abril 23, 2014 Leave a Comment
A vida é movida por duas coisas: O que não sabemos e o que não contamos. Já escutou este ditado? Todo dia há pelo menos uma coisa que guardamos para nós mesmos; pode ser um comentário maldoso sobre a nova saia da vizinha, uma caneta roubada do estojo do papai ou até uma terrível e secreta paixão platônica pelo namorado da melhor amiga. Seja por vergonha, conveniência, insegurança ou simplesmente pelo instinto de auto-preservação, temos essa necessidade incontrolável de esconder as verdades, fazendo com que os nossos relacionamentos sejam construídos sob uma familiar sensação de desconfiança. No post de hoje, conheceremos O Segredo do Meu Marido, um livro que não tem medo de fazer a mais difícil das perguntas: Saber ou não saber?


A autora de O Segredo do Meu Marido Liane Moriarty nos apresenta esta pergunta através do link criado entre três mulheres após a revelação de um segredo devastador. Este era escondido pelo marido de Cecilia Fitzpatrick, uma sofisticada mãe e dedicada esposa que sempre se orgulhou de sua família perfeita. Após encontrar uma antiga carta de seu marido com os dizeres "para ser aberto apenas na ocasião de minha morte", Cecilia enfrenta uma decisão desafiadora. Também pronta para se deparar com uma encruzilhada,  a tímida Tess vê seu casamento ruir após ouvir de seu esposo e de sua melhor amiga que os dois estão, tcharam-tcharam, apaixonados. Tess foge do estado com o filho e decide voltar as suas raízes ao buscar a casa da mãe em sua cidade natal. Por fim, Rachel Crowley é uma solitária secretária que sofre com a mudança do filho e sua esposa para outro país. Mas a verdadeira questão é que as suas dores já vinham se deteriorando desde um fatídico acontecimento do passado. O drama de cada personagem, por mais diferentes que sejam, possuem uma conexão magnífica e, se já posso começar a pontuar minhas impressões, são interdependentemente fascinantes. 

"(...) esta situação não pode ser consertada. É simplesmente incorrigível." 

Apesar das temáticas corriqueiras de um típico drama familiar preencherem 70% do livro (e não, isso não é um problema), o tão misterioso segredo do dito marido realmente não tem nada de corriqueiro. Eu, particularmente, esperava algo bem diferente quando descobri o que diabos tinha na carta (e meu deus, como fiquei feliz em ver a esnobe da Cecilia perder o chão!). Resumindo, a-do-rei ser pego de surpresa. Depois que o livro pega o embalo das revelações, digeri a história em um ritmo que parecia até fim de temporada de seriado americano. Como o próprio livro anuncia ao citar a crítica feita pela revista americana USA Today, "impossível de largar."

"Ela não era uma boa pessoa? Teve uma leve consciência de algo, quase como uma vergonha do modo como tinha levado a vida. Não havia um certo isolamento, até mesmo um egoísmo e maldade, no modo como se desligava das pessoas, escondendo-se atrás de sua conveniente timidez, de sua ansiedade social?" (O Segredo do Meu Marido, Liane Moriarty, pg. 273)

Isto, devo dizer, foi uma coisa que chamou a minha atenção em O Segredo do Meu Marido. Além de ser uma história impactante e reflexiva, o desenvolvimento da trama é EXCELENTE, mostrando o quanto a autora conseguiu equilibrar cada capítulo para que sempre tivesse reviravoltas interessantes - e olha que estamos falando de capítulos curtinhos! Por isto mesmo, ouso dizer que assim como os fãs de drama gostarão das análises delicadas da autora sobre cada um de seus personagens, também acredito que a obra pode agradar um bom fã de suspense afim de variar um pouco dos livros de detetive. 

O canal do youtube da Editóra Intrínseca disponibilizou um vídeo muito legal da autora dando uma entrevista sobre o livro (clique aqui para acessá-lo). Se está faltando um empurrãozinho a mais para ir na livraria agora e comprar o Segredo do Meu Marido, dá uma olhadinha neste vídeo. Além de falar sobre a história, ela também conta um pouco sobre as suas opiniões sobre contar e guardar segredos. O vídeo está legendado em português, então pode deixar que o domínio da língua inglesa não estará no seu caminho! ;)



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: