Resenha: Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes.

By | sexta-feira, abril 15, 2016 1 comment
Louisa vivia a vida sem qualquer expectativa. Até ela conhecer Will: Jovem, rico, bonito e tetraplégico.

Uma das coisas mais surpreendentes da vida é o quanto somos pegos despercebidos pela mudança. Normalmente, ela aparece meio sem jeito, sem chamar atenção e quando vemos... Bum!  Não conseguimos mais nos reconhecer. Mais do que um belo romance contemporâneo, Como Eu Era Antes de Você é uma obra sobre o quanto podemos mudar a forma de encarar a vida ao conhecer alguém com um estilo de vida completamente diferente do seu. Will e Louis pode nos ensinar muito sobre aceitar as mudanças que aparecem na longa jornada da vida e isso não é nem metade do que o livro tem a nos oferecer.

Como Eu Era Antes de Você nos apresenta Louisa Clark, uma jovem inglesa sem grandes ambições que acaba de ser demitida da cafeteria que trabalhava há mais de cinco anos. Depois de tentar todos os tipo de trampo possível em uma agência de empregos, Louisa consegue um trabalho como cuidadora de um tetraplégico na casa da rica família Traynor. Só que o tetraplégico em questão não é lá bem o que ela esperava: Will Traynor é um homem de trinta e cinco anos bonito, inteligente e mal-humorado o suficiente para ser considerado "um charme". Apesar de seus gênios baterem no começo, logo Lou e Will criam um forte laço de amizade e companheirismo que sofrerá um grande abalo em frente a um segredo guardado pelos Traynor. 

Jojo Moyes, a autora do livro, nos delicia com uma obra de derreter o coração que esbanja uma profundidade aquém do que eu mesmo esperava. Há muito mais em Como Eu Era Antes de Você do que um esboço da complicada vida cheia de limitações de uma pessoa tetraplégica. Além de enxergamos as mudanças de Will com a força de Lou ao tentar entrar em seu mundinho, também vemos o quanto a protagonista se desenvolveu durante a trama graças as palavras de Traynor. A evolução de Louisa como ser humano durante o livro é muito bem conduzida, fazendo com que ela deixasse de ser uma garota imatura e desfocada para se tornar uma mulher decidida e  com uma visão muito mais iluminada das possibilidades em sua frente. Não é uma das transformações mais originais da história, mas quando bem executada (como foi!), é impossível não se deixar levar pelo impacto emocional.
Interessante notar que a obra, por mais que tenha a cara de um típico romance, possui uma história de drama familiar talvez muito mais presente do que o envolvimento romântico de Will e Lou. Tanto a relação de Louisa com sua excêntrica família de classe média baixa quanto a problemática relação de Will com os pais e a irmã ganham um espaço crucial para o desenvolvimento da história, especialmente os pais e a irmã de Lou, Treena. Esses últimos, para mim, mostram que aquele ditado antigo de "a gente é pobre mas a gente é unido" tem lá seu fundo de verdade, sem apelar para sentimentalismos. Gosto de ver pessoas que se importam umas com as outras sem necessariamente serem amorosas o tempo todo - Isso sim é uma família verossímil.  

No mais, recomendo o livro especialmente para quem está afim de uma leitura levemente piegas com uma caixinha de lenços do lado. E se não tá sabendo ainda, o livro já tá pra ter filme também nos cinemas! Confira a seguir o trailer oficial legendado para você já ir se preparando em ver a Emilia Clarke e Sam Claflin em Como Eu Era Antes de Você!


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. ahhh eu quero ler este livro antes que sai o filme... mas entrei numa aposta com uma lista pré-definida e acho que nem vai dar tempo de ler =/

    http://colecionadoresdelivross.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir